Meio Ambiente

 

COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial - Em liquidação com continuidade dos negócios

Unidade Dom Pedrito


 
 
 
 
 
 
 
 


Meio Ambiente


Recolhimento de embalagens

A COTRIJUI se preocupa com o Meio Ambiente e participa de ações concretas como o recolhimento das embalagens utilizadas.

Na aquisição dos insumos o produtor é orientado a entregar as embalagens vazias de agrotóxicos na central de recebimento no prazo estabelecido por lei. Para beneficiar o associado e cliente, a COTRIJUI presta um serviço de recolhimento, onde um funcionário qualificadodesloca-se até a propriedade, seleciona e classifica as embalagens vazias e transporta ou viabiliza a logística até a central de recebimento.

A Gestão da Central de Recebimento de Embalagens é responsabilidade da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Fronteira, onde a COTRIJUI participa ativamente. Desde 2007 até o presente momento a COTRIJUI vem prestando este serviço no recolhimento de embalagens e mantém uma média de 98% de recolhimento das embalagens comercializadas.

Comitê do Rio Santa Maria


O comitê do Rio Santa Maria conta com 40 membros, entre eles a COTRIJUI. Juntos eles representam os usuários das águas, entidades municipais e representantes de instituições públicas ligadas ao setor. Tem por finalidade gerenciar a captação, acumulação, distribuição e uso das águas fluviais ou artificiais de uma bacia hidrográfica, estabelecer normas e legislação pertinente, disciplinar as condições ambientais da bacia, como mata ciliar, uso de agrotóxicos, recolhimento de lixos urbanos e rurais, entre outras.

No comitê da Bacia do Rio Santa Maria todas as normas propostas são discutidas e elaboradas pelos membros, desta forma a comunidade é quem aprova as resoluções.

Os rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria são: Rio Santa Maria e seus afluentes (arroio Santa Maria Chico, arroio Ponche Verde, arroio Vacaiqua e arroio Upamaroti, arroio Jaguarizinho, arroio Taquarembó, arroio Taquarembozinho, arroio Jacaré) e rio Cacequi.

Os municípios participantes do comitê da Bacia do Rio Santa Maria são: Dom Pedrito, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Lavras do Sul, São Gabriel e Cacequi.